quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MENSAGEM PROGRESSISTA

Esta mensagem foi publicada no Blog do Grupo Vocal Reencontro e a reproduzimos aqui por acharmos interessante seu conteúdo, digno de análise mesmo.
Você sabia que tem espírita enchendo o saco da Rede Globo?
Pois é. Uns brigaram porque o Globo Repórter do Chico não passou dia 19, outros brigam porque acham que o Globo Repórter deveria ter sido feito conforme a sua cabeça e não como acha que deve ser, a produção da emissora. Afffff. Haja paciência.
Há muito tempo a Globo vem tomando iniciativas para fazer o espiritismo "decolar" no Brasil, colocando novelas com temáticas espíritas, mostrando em close o "Livro dos Espíritos" e o "Evangelho, segundo o Espiritismo", esperando que os espíritas aproveitem a "deixa" e façam a sua parte... Infelizmente, nosso movimento não está nem aí.
Retirou o padre Quevedo do ar e até recomendou que não o convidassem mais a dar opinião nenhuma, quando o assunto fosse mediunidade, reencarnação e coisas ligadas às ideias espíritas, determinou que não vinculassem mais coisas espíritas com macumba, feitiçaria, cartomancia e rituais afros, quando assuntos ligados ao espiritismo fossem levados ao ar, recomendou aos seus apresentadores de jornais e repórteres que, toda vez que anunciarem o sepultamento de alguém, não dissessem mais que "Fulano foi enterrado no cemitério tal" e sim que "O CORPO de fulano foi enterrado...". E os espíritas, nada.
Verificando que, em termos de mensagens religiosas, só se via missa na televisão ou canais exclusivos dos segmentos protestantes, criou um programa ecumênico, onde outras opções filosófico/religiosas poderiam ser mostradas ao público, principalmente o Espiritismo.
Reprisou "A Viagem" duas vezes, fez a "Alma Gêmea" mostrando mediúnicas em vários capítulos, fez "O Profeta", também com mediúnicas em vários capítulos, closes nos livros das obras básicas, mostrou desencarnados se comunicando, em várias novelas, vários "Globo Repórter" foram feitos, só faltando dizer escancaradamente que eram espírita...
Enfim, a Globo vem fazendo de tudo, esperando que os espíritas acordem, que arregacem as mangas, que reestruturem os centros, que treinem pessoas com instruções de relações públicas e humanas para receberem a avalanche de pessoas que, por consequência, procurarão naturalmente pelas casas espíritas, e nada acontece.
Poderíamos aproveitar o embalo e fazer um mega evento, no Anhembi, em São Paulo, no Rio Centro, no Rio, ou em qualquer espaço, com a participação de artistas espíritas, que são tão espíritas como qualquer um de nós, alguns inclusive com experiência em palestras e bom conhecimento doutrinário, evento esse destinado ao grande público e não às mesmas pessoas para quem a gente fala, e nada acontece.
Poderíamos realizar interessantes eventos, em todas as cidades, para o grande público e não apenas para as mesmas pessoas, com as quais nós falamos.
Pelo amor de Deus, por que os espíritas não fazem isto?Será que esta doutrina, com tantos ensinamentos lógicos, sensatos, coerentes e de tão elevado conteúdo moral, que conseguem abrir as mentes de tanta gente, a ponto de mudar condutas e consciências da sociedade, não merece de nós um tratamento um pouco mais dedicado, quanto a sua divulgação?Chegaram a conclusão de que não dava para esperar mais.
Os "não espíritas", Rede Globo e outros, acharam que não dava para esperar mais, pegaram as rédeas, arregaçaram as mangas e estão aí, fazendo a parte deles, como se dissessem: "Já que vocês não sabem, ou não querem fazer, deixa que a gente faz".
No ano de 2008, por iniciativa de um espírita, Luis Eduardo Girão, aconteceu uma verdadeira revolução no cinema brasileiro, com o "Bezerra de Menezes, diário de um espírito"... Vejam bem: iniciativa e um espírita e não do movimento espírita... que levou o Espiritismo para toda a grande mídia, para o programa do Jô Soares, para as páginas das três grandes revistas: Veja, Época e Isto É, comentários de tarde inteira em programas do SBT, da Rede TV, da Bandeirantes e da Gazeta, além da mídia regional de cada estado... Foi este filme que escancarou as portas do cinema para outros produtores. Repito: iniciativa de UM ESPÍRITA

O que nós fizemos, por conta disto? O que houve, em termos de evento, promovido pelo movimento espírita?
Nada.
Mas os não espíritas, pelo contrário, não ficaram naquela do "fingiram que não viram" e, muito pelo contrário, levaram aquilo a sério, fizeram estudos em cima, chegaram a conclusão de que o espiritismo é de fato viável, que é um excelente "produto" de interesse do público, e partiram para trabalhar em cima dele.
Não projetaram um filme só, não, projetaram cinco filmes, que estão sendo lançados agora e mais uns doze outros que estão já em projeto para serem produzidos imediatamente.
O "Chico Xavier" está uma maravilha, o "Nosso Lar" está fantástico, e vai encantar o mundo, não apenas o Brasil.
A Globo joga no ar, mais uma vez, uma nova novela com temática espírita, "Escrito nas Estrelas" e não esconde mais essa sua tendência, faz uma promoção estrondosa do filme Chico Xavier, faz Globo Repórter sobre ele nas vésperas da estreia, faz vários especiais na Globo News, recomenda aos seus outros veículos: revista Época, rádios Globo, CBN, jornal O Globo e até os canais da GloboSat para que se empenhem na campanha, recomenda que o elenco acompanhe o diretor Daniel Filho em todos os pré-lançamentos do filme...
E nós, espíritas, estamos fazendo o quê?
Vai acontecer agora o 3º Congresso Espírita Brasileiro.
Como é que vai ser? Você tem ideia?
Há uns três meses, mais ou menos, mandei uma carta para a FEB, com cópia para todos os meus amigos (você recebeu?), dando sugestões para que não fizessem, este ano, mais um congresso naquele modelo "quanta luz", que sempre fizeram antes. Sugeri que colocassem artistas da Globo, de preferência do elenco do Chico, que convidassem o Ivan Lins e outros espíritas famosos... Se deram bola para a minha carta, eu não sei, porque ninguém me deu nenhuma resposta. Cheguei até a ficar preocupado, achando que seria a mesmice de sempre, falando para as mesmas pessoas.
Mas alguns amigos de Brasília me informam que a carta surtiu efeito, sim, e que vamos ter grandes e agradáveis surpresas neste congresso. A grande e maravilhosa novidade, vai ser a transmissão AO VIVO, vai satélite, pela TV CEI, para todo o Brasil. Isto já é uma vitória.
Estarei lá em Brasília, chegarei mais cedo, inclusive, logo no dia 15, dispondo-me a ajudar com a experiência que tenho, e lá ficarei até o dia 21, acompanhando tudo. Vou levar uns três lenços, para enxugar lágrimas, porque, de repente, quem sabe não surgirão fortes emoções que mexerão com o coração de todos nós?
Sempre acredito que um dia o movimento espírita acordará e despir-se-á da frieza, da omissão e da burrice. É isto mesmo, estou falando muito fraternalmente, com muita caridade e profundo amor no coração.

As estruturas dos centros espíritas.
Não podemos fingir que não estamos vendo o que está acontecendo. Os centros espíritas devem reunir as suas diretorias, os seus trabalhadores e colaboradores, a fim de discutirem o assunto, de projetarem melhor as suas recepções, de selecionarem pessoas mais comunicativas para conversar com os novos que surgem, de prepararem as livrarias, de priorizarem as Obras Básicas como livros mais importantes das livrarias e, inclusive (desculpem, eu não tenho papas na língua) tomarem providências em cima daquelas pessoas encarregadas das livrarias, que recebem presentinhos de determinadas editoras, para que coloquem os seus livros, nas melhores posições das prateleiras, livros esses que nem sempre são os melhores e mais recomendados do ponto de vista doutrinário, ainda mais como leitura inicial par quem chega.
Que sejam repensadas as "caridades" e os "respeitos" que devemos ter em relação àqueles "torrões" que insistem nas suas posições de caciques do espiritismo nas diversas cidades, insistindo, também, em fazer o espiritismo conforme as suas cabeças, em detrimento da necessidade de colocarmos o Espiritismo único e como ele realmente é, para o grande público. Tá na hora do SIM SIM, NÃO NÃO.
Deixemos a Globo fazer a sua parte.
Ela sabe muito bem o que está fazendo e, ninguém, no Brasil tem experiência de comunicação com o grande público, como ela, que é simplesmente a quarta rede de televisão do mundo.
Teve gente que ligou para lá e mandou e-mails, xingando, porque o Globo Repórter do Chico não foi ao ar, no dia 19, conforme espíritas divulgaram, inclusive eu. De fato estava previsto, alguém descobriu (o que não é difícil) e divulgou; mas ela não fez divulgação nenhuma disto, portanto não tinha compromisso nenhum em apresentar naquela data e, por isto, não cometeu falha nenhuma.
Aí aparece gente precipitada para mandar email para lá, perguntando se foi a igreja que proibiu e perguntando um monte de bobagens, junto com colocações precipitadas e agressivas.
E agora, depois que o programa foi ao ar, sabem o que aconteceu?Vários e-mails, de espíritas, chegaram lá, se dizendo decepcionados com o programa, que eles deveriam ter abordado isto, aquilo e aquilo outro, que deveria ter sido feito da forma A, B ou C, e eles, que tem experiência em televisão, que se danem.
Gente, a Globo não pode mostrar o Espiritismo com aquela cara que a gente mostra nos centros espíritas, todo mundo com cara de "Tô melhor do que mereço", fala mansa, cadeiras plásticas de 10 reais, "silêncio é uma prece", "muita paz, meu irmão", "somos pobres, nunca temos dinheiro pra nada", corais que a gente escuta só por caridade...
Imagine, no início do Globo Repórter o Sérgio Chapelin tendo que chamar gente para compor a mesa. Já pensou? Quem iria compor a mesa?
É preciso que lembremos aquilo que está em Kardec: "O espiritismo não será a religião futuro, e sim o futuro das religiões". O que importa é a difusão das ideias espíritas, para o mundo, porque nós não fazemos igrejas, não temos pretensões de ser maior que ninguém e não dependemos de quantidade.
O nosso dever, como espíritas conscientes e lúcidos, é passar as informações espíritas para o grande público, não para que ele venha fazer número nos centros, e sim para que consiga ter condições para realizar, em si, a reforma íntima, libertar-se do egoísmo, do orgulho, usar a vaidade apenas dentro do tolerável, sem ser escravo dela, saber entender as provações que somos submetidos, praticar a humildade autêntica e não a falsificada e adotar Jesus como o maior modelo e guia da sua vida.
Passar a informação espírita para o grande público?
Sim, isto mesmo.
A Globo tá passando, muito bem. Fazendo a sua parte, é claro.
Para a apreciação de todos.

Por: Alamar Régis Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário