quinta-feira, 22 de abril de 2010

Para Refletir

Ô TAR DO ESPIRITISMO


– Ôi cumpadre, ocê já ouviu falá de um tar de espritismo?
– Sim cumpadre, diz que é a religião do futuro!
– Eu vô confessá uma coisa procê, eu tive lá no tar de centro esprita.
– E aí cumpadre, gostô?
– Quar nada.
– Ué! Por que não?
– Óia cumpadre, pra falá cum arguém lá, tem que prenchê uma tar de ficha e despois passá pruma tar de triage, pra despois então marcá o dia pra sê atendido. Iguarzinho o INPS, só que eu tava com uma baita dor nas costa que num deu pra esperá.
– Ué! E o que ocê fez?
– Fui na dona Sinhá, a benzedeira. Só foi ela relá a mão ni mim e eu fiquei bão!
– Óia cumpadre, eu num sabia que o espritismo era assim tão cumpricado.
– Chiii... ocê não sabe nada. Aquilo num é pra quarquer um. Pra gente sê esprita, tem que istudá um montão de curso. Si num istudá, num pode participá da tar de reunião esprita.
– Ué! Deve sê o tar de catecismo iguar da igreja. E ocê vai istudá?
– Pra mim não dá, é muitos ano de curso, tô muito véio, vô morrê sem podê sê esprita memo.
– Qui coisa! Será que todo centro esprita é assim?
– Eu num sei! Dona Sinhá fala que o importante é a gente sê bão! Afinar, num é isso que Deus qué da gente?
– É sim, cumpadre!
– Dona Sinhá diz que a gente tem que sê que nem Jesus, com Ele num tinha essas cumpricação das religião, Ele andava nas rua abraçado com o povo, quarquer um falava com ele, não precisava dessa tar triage qui tem lá no centro esprita.
– É memo cumpadre?
– É sim. Diz que Ele sentava à mesa cum quarquer um. Cum Ele não tinha prosa não, Ele só num gostava duns tar de hipócrita. Ele disse que as muié da vida vai entrá no céu primero que eles.
– É mesmo!
– É cumpadre, Ele me lembra a dona Sinhá. Ela é qui nem Ele, atende a quarquer um e a quaquer hora. Outro dia, o menino da dona Benta tava desinganado dos médico, e ela disse que o menino não tinha nada, disse que era um tar de bucho virado. Bastô ela relá a mão nele, e o menino ficô bão. Lembra do João Tinhoso? Vivia metido em encrenca. Depois que ficô doente e a dona Sinhá curô ele e deu pra ele uns conselho, nunca mais se meteu em encrenca. O home ficô bão! E despois, tem uma coisa, ela fala pra gente as mema coisa que Jesus falava: ama teu próximo, perdoa, não deixa de ajudá os otro. Por isso, cumpadre, eu acho que a dona Sinhá tá fazendo mais bem pro povo do que toda as religião junta. Não é á toa que todo mundo vai procurá ela, até memo os que vai lá no tar de centro espríta.
– Puxa cumpadre, eu acho que ocê tá certo.
– Tô memo ué!

Nenhum comentário:

Postar um comentário